quinta-feira, janeiro 30, 2014

terça-feira, janeiro 28, 2014

Frases inspiradoras para quem trabalha em comunicação empresarial

Recebi meu exemplar do livro "100 frases inspiradoras para o dia a dia de quem trabalha com comunicação empresarial", editado pela KF Comunicação e ilustrado por este que vos escreve. A obra teve tiragem limitada, distribuída para um seleto rol de profissionais de comunicação, e agora os seus organizadores estão viabilizando o lançamento comercial do título. Agradeço ao João, Cláudia e Mônica pela confiança no meu traço. Foi um prazer trabalhar neste projeto.



sexta-feira, janeiro 24, 2014

quarta-feira, janeiro 22, 2014

Negócios: a estratégia da aranha

A aranha é um bichinho interessante e temos a aprender muito com ela. Ela existe em todos os continentes, menos no gelo, e pode sobreviver longos períodos em jejum.

A maioria delas tem mais de um par de olhos e algumas enxergam até no escuro, mas os olhos não são seus únicos recursos sensoriais. É bastante engenhosa na arte de capturar suas presas com o mínimo de esforço. A principal tática é tecer uma estrutura adesiva muito resistente e biodegradável na rota de suas vítimas (elas manjam muito de geomarketing). Mas não é só isso. Algumas espécies também inoculam veneno.

Suas sensíveis pernas peludas (aranhas não são metrossexuais) sabem interpretar  vibrações na superfície e ar e avaliar o status e porte da presa por essas oscilações ao redor. As aranhas também identificam sensações similares a cheiro e paladar com seus receptores químicos.  Ou seja, lidam bem com big data.  
Aranhas cumprem uma “função social”. Sem elas, a população de insetos seria muito maior, comprometendo vários ecossistemas.

Centros de pesquisa já buscam inspiração nas teias para desenvolver materiais sintéticos que imitam a leveza e resistência das teias. Outros pesquisam o veneno delas para criar inseticidas “orgânicos”.


Versatilidade, criatividade, resiliência, “consciência ambiental”, capacidade analítica, consistência, eficácia e efetividade.  

O comportamento de uma aranha daria uma ótima tese sobre estratégia de negócios. 

Rotina


segunda-feira, janeiro 20, 2014

Bancos

A queda do número de reclamação contra quatro bancos em SP. Tema do meu cartum de hoje publicado na coluna Mercado Aberto da Folha de S. Paulo. Pág. B2.

domingo, janeiro 12, 2014

segunda-feira, janeiro 06, 2014

Metas para 2014

Funcionários definem metas para 2014. Tema do cartum de hoje na Coluna Mercado Aberto da Folha de S. Paulo.
 Link: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#6/1/2014.

domingo, janeiro 05, 2014

Overbooking

Companhias aéreas e Copa do Mundo. tudo isso no meu cartum de hoje na Coluna Mercado Aberto da Folha de S. Paulo. Pág B2.