quinta-feira, setembro 27, 2012

Literatura² - Machado de Assis em Quadrinhos

Lá pelo ano 2000, eu e minha esposa desenvolvemos um projeto que visava à produção de uma coletânea de contos de  Machado de Assis, em quadrinhos, adaptados por feras do quadrinho nacional, como Spacca, Jô Oliveira, Maringoni, Newton Foot, Samuel Casal, Caco Xavier e outros amigos do traço, que foram convidados ao longo da maturação do projeto. Orlando Pedroso faria o projeto gráfico. Essa coletânea seria distribuída gratuitamente para alunos de escolas situadas em áreas de alta vulnerabilidade social, em São Paulo (SP).

Inscrevi o projeto na Lei Rouanet e comecei a divulgá-lo. A ideia foi admiravelmente bem recebida pela mídia, mas nenhuma empresa patrocinou-a.

O projeto jaz em minha gaveta.

Para prospectar possíveis patrocinadores, alguns artistas fizeram algumas ilustrações. Orlando Pedroso (com ilustração de Osvaldo Pavanelli) e Spacca fizeram alguns esboços de capa (abaixo, um esboço do Spacca e outro da dupla Orlando e Osvaldo).



3 comentários:

Everton Maciel disse...

não dá pra acreditar que uma coisa dessas não foi pra frente. Machado devia ter escrito em inglês. E esse território que só presta pra produção de bananas deveria ter sido alugado para os ingleses no séc. 19, quando eles tinham algum interesse.

Natalie Dowsley disse...

Ideia maravilhosa! Vamos reforçar a divulgação, pra ver se alguém compra a ideia! Já entrou em contato com o Itau?! Eles têm uma campanha interessante de incentivo à leitura...

Marcelo de Andrade (Mandrade) disse...

Oi, Everton. A língua inglesa já tem o Machado deles, que é o Shakespeare. Rs.

Natalie, sim, procurei o Itaú, os concorrentes dele e outras dezenas de empresas. Todas ignoraram a proposta.