sexta-feira, outubro 30, 2009

terça-feira, outubro 20, 2009

Pós-crise


Crise é oportunidade. Para quem não está na crise.

***

É na crise que uma empresa conhece os colaboradores com os quais pode contar: com aqueles que são demitidos para conter os custos.

***

Crise nada mais é do que um sintoma agudo da evolução de uma doença. Assim como na medicina, a sociedade trata o sintoma, mas não a causa.


domingo, outubro 18, 2009

Sobre calvície




O problema do careca não é a falta de cabelo. É a presença de calvície.

***

Ser calvo é ecológico. Não se gasta com xampu nem com cabeleireiro. Também não é necessário mais pente ou escova, que leva muitos anos para se degradar no ambiente.

***

Nascemos e morremos calvos. Ter cabelo é que é antinatural.

***

Mulheres de cabelo liso invejam mulheres de caracol. Mulheres de cachinhos querem ter cabelo igual ao das orientais. Loiras querem ser morenas. Morenas querem ser loiras. A mulher que passar máquina zero na cabeça é que sairá do lugar comum.

***


A força de Sansão estava nos cabelos. Discordo. A fraqueza dele é que estava na cabeleira. Sem cabelos, ele não era nada.

***


O cúmulo da desgraça: um careca com caspa.

quinta-feira, outubro 15, 2009

Qualidade

Mais China

As empresas instaladas na China estão produzindo com mais qualidade produtos com menos qualidade.

China: quem é desleal, cara pálida?

O Ocidente reclama que a China compete em condições desleais no mercado internacional. Um dos argumentos mais contundentes desses detratores são as condições de trabalho sub-humanas a que estariam expostos os trabalhadores chineses.

Mas se os trabalhadores chineses exigissem melhores condições de trabalho, muitas das empresas ocidentais e orientais lá instaladas deixariam aquele País.



quarta-feira, outubro 14, 2009

Twitando

Eu twito

Tu twitas,

Eles twitam...

Pô, quanta gente sem fazer nada!

Nobel

O mandatário da maior potência bélica do planeta ganhou o Nobel da paz.

Dizem que ele ganhou o prêmio pelo que deixou de fazer e não pelo que fez.

Se esse é o critério, tem outro governante que também merece um Nobel.

Olimpíadas

Jogos olímpicos no Brasil em 2016?

Eu rio.

Modernidade

Os da minha geração vão lembrar daquele hinozinho ufanista "Esse é um país que vai para frente, ôu, ôu, ôu, ôu, ôu".

Lembraram?

Ainda dá para processar os autores por propaganda enganosa?

***

Somente um cego para não enxergar as melhorias da vida mudérna. Antes, passávamos a tarde de domingo inteira assistindo ao Sílvio Santos. Hoje tem Faustão também.

***

E o twitter é uma maravilha mesmo. Leio agora que está saindo pãozinho do forno de uma padaria na Nova Zelândia. Eu realmente não poderia viver sem essa informação.

****

Os carros são mais seguros e confortáveis hoje do que no século passado. Com certeza, é muito mais cool ficar parado no congestionamento em um modelo com oito air bags do que num fusca 72.

***

Modernidade mesmo é poder comprar tudo pela internet. Até o que é necessário.

Esse é um País que vai para frente...

quarta-feira, outubro 07, 2009

Os europeus serão os faxineiros do século XXII

O desemprego no Velho Mundo está tão alto que em breve os europeus vão disputar empregos nos países BRICs. Aí veremos faxineiros italianos, garçons franceses, taxistas ingleses, cambistas alemães e prostitutas suecas nas ruas de São Paulo, Bombai e Pequim. Será um luxo.

Dia sem gravata: 08/10

Flash Mob - Dia sem gravata.

Protesto contra a opressão corporativa aos povos da baia.

Uma data? Amanhã (08/10).

Gostou?

Passe adiante.

terça-feira, outubro 06, 2009

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal apregoa que uma pessoa pode ser oferecida e trabalhada no mercado como um produto. Assim como um chiclé, uma caixa de sabão em pó ou uma lâmpada. Ou seja, completamente descartável.

Assim como no Marketing tradicional, a carreira de uma pessoa deve ser planejada com base em quatro pilares: posicionamento, preço, praça e propaganda & promoção.

O melhor posicionamento para subir na vida é ficar por cima da carne seca. Ou de quatro, dependendo da vocação da pessoa. Espinha ereta é uma posição pouco sustentável no meio corporativo.

Preço. O marketing determina que todo mundo tem um preço. Não tema subestimar seu preço. Os empregadores geralmente o fazem. Afinal, a mais-valia é o segredo do negócio.

Praça. Mais cedo ou mais tarde, você vai parar em uma.

Propaganda e promoção. Aqui é o ponto mais importante. Parecer é mais importante do que ser. Capriche na embalagem.

Outro dia falaremos do ciclo de um produto, do ponto de vista do Marketing Pessoal. Adianto que este ciclo não tem nada a ver com o biológico. A gravidez, para o Marketing Pessoal, é suicídio profissional.

segunda-feira, outubro 05, 2009

TI e clima organizacional

A TI também tem impacto no clima organizacional de uma empresa.

Funcionários que conseguem jogar paciência ou baixar vídeos no computador corporativo e acessar suas redes sociais são menos infelizes do que os funcionários que conseguem, no máximo, executar o bloco de notas em seus PCs.

Upgrade corporativo

sábado, outubro 03, 2009

Pobre não peca


Os religiosos que me desculpem, não quero criar polêmica, mas cheguei à conclusão que pobre não peca.

Pecado é coisa para ricos e classe média.

Pobre vive na miséria, logo não é avaro.

Pobre vive de barriga vazia, logo não pode ser guloso.

Pobre, se não trabalha, morre de fome, logo não pode ser preguiçoso.

Pobre não tem acesso a tratamento estético, lipoaspiração, cosméticos, roupas, acessórios etc. Por isso não pode ser vaidoso.

Pobre depende da caridade alheia ou da boa vontade do governo, então não pode ser orgulhoso. .

Se pobre se revolta, leva cacetada ou tiro. Então, não pode cultivar a ira.

Pobre não é melancólico. Basta um radinho de pilha para ouvir jogo ou uma Tv ligada na novela e está tudo bem.

Pobre não tem luxúria. Para o pobre, sexo é para reprodução, conforme determinam as religiões mais ortodoxas. Já viu quantos pobres há no mundo? Fornicação sem resultado é para rico, que usa anticoncepcional, camisinha e outros artifícios para extrair do sexo apenas prazer.