segunda-feira, julho 06, 2009

Pesquisa de mercado

Uma grande transnacional, dessas que fabricam desde palito de dente até ônibus espacial, quis saber do que seus clientes mais precisavam no momento. As vendas não iam bem e o diretor de marketing estava preocupado. Encomendaram uma pesquisa para ontem.

Dois meses depois, saiu o resultado.

- Então, do que nossos clientes mais precisam? Um forno micro-ondas de bolso? Um batom de duas cores? Um pneu anti-furo? - perguntou o diretor de marketing, com a certeza de que conhecia bem o seu rebanho, digo, público.

- Não - respondeu o diretor de atendimento do instituto de opinião pública.

- Já sei. Precisam de um modess reutilizável. Está na moda essa história de reuso. Coisa de ambientalista, você sabe... - insistiu o marqueteiro.

- Nada disso. Se o senhor me permitir continuar a apresentação...

- Meu amigo, eu conheço essa gente. Faz anos que eu trabalho para atender as necessidades deles. Nossa equipe passa meses morando com nossos consumidores. Sabemos até quantas vezes vão ao banheiro por dia.

- Talvez o senhor tenha uma supresa.

- Meu amigo, meu trabalho é surpreender, não ser surpreendido. Não tem nada aí que eu já não saiba.

- Então posso prosseguir?

- À vontade - desdenhou o diretor de marketing, já desconfiando da seriedade do estudo.

- Bem, após extensa pesquisa de campo, ouvindo consumidores dos países onde a sua empresa atua, chegamos à conclusão de que seus clientes precisam de algo que não está em seu portfólio.

- Duvido. Nós preenchemos todas as necessidades deles. Temos mais de 3 mil itens nos mercados. Produzimos coisas que eles nem sabem que precisam...

- Desculpe, mas revisamos toda a metodologia, a margem de erro está dentro dos padrões estatísticos, a amostra foi cuidadosamente selecionada.... Cientificamente, o estudo é perfeito.

- Mas então que raios de artigo eles estão precisando?

- Fé.


Nenhum comentário: