segunda-feira, julho 06, 2009

Dica para analisats financeiros


Senhores analistas, não percam tempo lendo balanços. É um inventário incompleto.

O mais importante de uma empresa não entra na contabilidade. Não há uma linha para clima organizacional, sangue, suor ou lágrimas. No balanço não se fala daquela vez que a Vanusa virou dois dias seguidos para entregar um projeto que foi abortado na manhã seguinte sem qualquer explicação. Nem daquela vez que o Zeca deixou de encontrar a namorada para fazer hora extra. O Zeca bateu a meta naquele mês, mas perdeu a namorada. O coração partido do Zeca não foi contabilizado. Nem foi citado no balanço que a Rosinha chorou de raiva por ter de refazer um relatório seis vezes por capricho do seu superior.

Lucro bruto, patrimônio líquido, ativo imobilizado, passivo, circulante... Não há uma linha para fraternidade, solidariedade, respeito. Numa empresa não há lugar para nada disso. É estranho pensar assim. Mas é verdade. Pessoas são recursos humanos. Como um computador é um recurso, uma cadeira, uma mesa. Substituível. Quebrou, joga fora. Pega outro.

Desconfie da empresa que colocar a moral dos colaboradores no balanço.

Essa empresa merece sua atenção.





3 comentários:

Maurício Marttins disse...

Encontrei seu blog quando procurava imagens para um texto chamado Mundo Twitter. Muito interessante. Parabéns pelo blog.

Abraço!

Marcelo de Andrade disse...

Por isso eu digo que tem que tomar cuidado por onde navega. A gente está arriscado a encontrar cada coisa..
Obrigado e um abraço.

Marcelo

yasmin disse...

Essa foi profunda. Belo texto que acorda a nossa consciência para verdades que teimamos em ignorar, por medo, conformismo ou comodismo. Parabéns!!!