quinta-feira, maio 29, 2008

Prevenção

- Osvaldo, quando você nasceu mesmo?
- Em 1953. Por quê?
- Então já está atrasado.
- Como assim, "atrasado", Diana? Passou da hora de quê?
- De ir ao médico. Você tem que agendar consulta.
- Mas do que está falando, criatura?
- Do exame.
- Pelamordedeus, Diana. Tirou o dia para me infernizar? De que exame você está falando, mulher?
- Daquele - pausa - daquele do toque.
_ Toque? Que toque?
- Toque naquele lugar. É o que diz esse folheto: "A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas."
- Mas isso é só para velho. Para quem está fazendo hora extra na Terra.
- Que besteira, Osvaldo. Não tem idade para se prevenir. Do contrário, quanto mais uma pessoa se cuida desde cedo, mais saudável ficará na velhice. Nós, mulheres, vamos ao ginecologista desde mocinhas. É a mesma coisa.
- Não é, não.
- É sim.
- Não é, não! Comigo, não! Bumbum em que mamãe passou talco, ningúem põe a mão.
- Para cima de mim, Osvaldo? Te conheço. Você está é com medo. Lembra quando o médico receitou aquela injeção dolorida para você tomar? Você enrolou dois dias para tomar.
- Mas eu estava bom. Só tomei porque piorei depois.
- Então prova que você não está com medo. Vamos lá no posto marcar uma consulta.
- Ai, ai! Já vi que você não vai dar sossego, né Diana? É sempre assim. Foi assim com o azulejo da cozinha. Enquanto não trocamos o azulejo, você não deu sossego.
- E não ficou mais bonita, mais simpática, a nossa cozinha?
- Ficou, mas custou os tubos.
- Pois é. Agora eu quero que você cuide de si para continuar bonitão e fofo ao meu lado. E sem pagar nada.
- Bonitão, é? Fofo, é?
- É - pausa - Com tudo em cima.
- Hummm. Tá bom. Eu vou.
- Você é fofo, Osvaldo. Tão esperto!
- Mas com uma condição...
- Sabia... Qual, Osvaldo?
- Só se você for marcar também. Para você.
- Marcar o quê, Osvaldo?
- A consulta.
- Que consulta?
- Com o urologista. Para você fazer o exame de próstata também.

Um comentário:

gabriela cesar disse...

eu sou mulher e já fui ao urologista. nada de próstata: era pedra no rim, mesmo! rs... só rindo!